17.5.23

Suficiente

"Pensei no que é a felicidade. Procurei no dicionário. Felicidade é um estado de satisfação, realização e alegria na vida. Achei a definição muito longa, então resolvi encurtar. Felicidade: o estado de ser suficiente. Refleti sobre o que aconteceu hoje. Andei de bicicleta pela brisa fria da manhã pra alegrar meu coração antes do amanhecer. Eu estava satisfeita. Foi o suficiente. Voltei pra casa com sede e bebi água. Me lembrou do que a Sra. Jung disse: “Água é a melhor bebida.” É verdade mesmo. Foi o suficiente. Quando penduro a roupa, gosto do barulho que faz quando agito. E gosto do cheiro persistente de sabão nas minhas mãos. Foi o suficiente. Cochilei na biblioteca graças ao hipnótico sol da tarde. Foi um bom cochilo. Foi o suficiente. É sempre divertido ficar em pé em frente às estantes, escolhendo o que ler. É emocionante. Foi o suficiente. Quando estou deitada com a Bom pra dormir, sempre rio tanto que a minha barriga dói. Às vezes, só de olhar pra ela já me faz rir. Foi o suficiente. A Bom me disse que quando eu a consolei naquele dia, ela sentiu que, de alguma forma, tudo ficaria bem. Também senti isso. Depois que eu disse que tudo ficaria bem, realmente senti que tudo ficaria bem. Adeus, meu primeiro verão em Angok. Minha vida é verdadeiramente suficiente. Não sei direito como devo seguir em frente, mas minha vida é suficiente. Vamos viver."
- Não quero fazer nada (2022)

12 comentários:

  1. Gente, eu amei tanto isso. Esses tempos estava conversando sobre como a gente tem essa definição de felicidade como um estado eufórico de excitação, mas também esse estado sereno de ser suficiente: e as duas coisas são tão diferentes entre si, mas tão boas. As vezes a gente fica atrás dessa excitação intensa, sendo que basta se sentir suficiente (não que seja simples, mas eh tão mais simples...)

    ResponderExcluir
  2. É ótimo quando vemos o outro lado das situações (o famoso, ser grato) deixa tudo mais leve, além de nos mostrar uma nova perspectiva. E como você mesma disse, bora viver!!!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que finalizou-se com um "vamos viver". Eu estava sentindo uma certa melancolia. Mas talvez eu deva assistir à série e perceber os verdadeiros sentimentos :)

    ResponderExcluir
  4. Ai Vanessa... você não sabe como essa sua postagem veio na hora certinha... eu não tenho sido muito ativa na blogsfera por falta de tempo e energia mental... mas hoje decidi levantar um pouco meus ânimos e esse quote do dorama me ressoou tanto, bem no fundo, sabe? Se não fosse por ele, não teria forças para continuar bem o meu dia, então venho aqui ao final dele agradecê-la por isso c:
    Ps.: também comecei a assistir ao dorama nesse meio tempo e estou amando! hahah

    Abraços,
    Bia ✿

    ResponderExcluir
  5. e no fim a gente sempre volta pra simplicidade dos momentos cotidianos. ela é mesmo suficiente.

    ResponderExcluir
  6. wow, isso foi o respiro que eu precisava agora <3

    ResponderExcluir
  7. Amei o texto, lindo demais! Às vezes é tão dificil se contentar com o que a gente tem e achar que é o suficiente, mas tão necessária essa postura. Obrigada pelo abraço com palavras!

    Beijos!
    Lua de Marte

    ResponderExcluir
  8. Adorei a definição de felicidade que você encontrou. Faz muito sentido para mim.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Gostei demais! A felicidade é simples, não precisamos de grandes coisas! O simples é mais do que suficiente! É perfeito! Um abraço e boa semana! :) 🌷

    ResponderExcluir
  10. é bom demais ter um olhar gentil para o cotidiano, que é onde a vida acontece. adorei esse trecho. me lembrou aquela frase do guimarães rosa: "felicidade se acha é em horinhas de descuido". adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  11. é difícil, né... as coisas simples é que trazem esse contentamento, mas justamente por serem simples, às vezes passam despercebidas. quando a gente para e sente essa plenitude, é como se tudo estivesse finalmente certo. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Que. Coisa. Maravilhosa. Ser suficiente e basta. Amei. <3

    ResponderExcluir